Evento Musical " Duo Veredas"

Patrícia Mourad 02/09/2015 12:15:09

O Laboratório de Música de Câmara e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin apresentam em 3 de setembro de 2015, às 12h, o evento musical Duo Veredas, com André Bachur e Daniel Grajew.

Local: Sala de Música da BBM
Endereço: Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo, SP
Quando: 3 de setembro de 2015
Maiores informações no site www.bbm.usp.br

A rede de Arte Postal na América Latina

Patrícia Mourad 02/09/2015 12:06:45

Segurança no campus: um breve levantamento sobre as políticas de segurança

Patrícia Mourad 31/07/2015 14:43:07

Como implantar um modelo de segurança no ambiente universitário que seja capaz de dar segurança à comunidade universitária e que, ao mesmo tempo, leve em consideração a especificidade de um ambiente acadêmico?

Com o intuito de contribuir para aprofundar estas reflexões, o artigo “Segurança no campus: um breve levantamento sobre as políticas de segurança na USP e em universidades estrangeiras”, elaborado em 2011 (publicado em 2013), apresenta experiências em relação à segurança em cinco instituições estrangeiras de referência internacional (University of Toronto - Canadá, University of Chicago – EUA, University of Warwick – Inglaterra e Universidad Nacional de Colombia) e propõe uma comparação com a experiência da USP.

Além da consulta à literatura relacionada ao tema da segurança em campi universitários, a pesquisa envolveu um levantamento de dados por meio dos websites das universidades, obedecendo um roteiro que considerou: tipo de universidade (pública ou privada); tipo de entorno; quadro responsável pela segurança e suas atribuições; programa de segurança; tecnologias usadas para segurança; orientações dadas aos membros da comunidade sobre como agir nas ocorrências; formas de controle da qualidade do serviço de segurança; e produção de relatórios sobre as atividades desenvolvidas; além de entrevistas (no caso da USP).

O levantamento apresentado permitiu identificar semelhanças e diferenças referentes à segurança na USP e nos demais campi universitários. Os ambientes acadêmicos mostraram-se semelhantes nos seguintes aspectos: processo de atribuição de maior responsabilidade aos profissionais encarregados da segurança ao longo do tempo; aproximação entre esses profissionais e as forças policiais; prestação de serviços que vão além dos atendimentos emergenciais pelos encarregados da segurança; predominância de casos menos violentos nas ocorrências; e resistência ou desconfiança por parte da comunidade universitária sobre a presença da polícia no campus. Quanto às diferenças, destacam-se a produção de estudos sobre as ocorrências e vitimização, o desenvolvimento de programas de prevenção e o incentivo ao registro de queixas contra os profissionais da segurança, características muito mais comuns e acessíveis nas universidades estrangeiras.

Os resultados apontam que, apesar das especificidades legais, institucionais e de contexto, os problemas de segurança nos campi são muito semelhantes e têm sido alvo de preocupação para a administrações e comunidades universitárias. Guardadas as diferenças, as experiências apresentadas no artigo podem contribuir para a reflexão sobre programas de segurança que combinem a prevenção de crimes, preservação do patrimônio público e a garantia das liberdades civis.

Artigo completo: http://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/viewFile/274/140

Por: Ariadne Natal - Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência