Quem somos

A cidade Universitária não é uma ilha! Está encravada entre bairros populosos e movimentados além de estar próxima de acessos estratégicos da cidade, sendo utilizada como alternativa na malha viária; por essas e por outras razões recebe os reflexos da sociedade, tornando-se frágil e refém dos problemas sociais.


Devido a USP estar inserida neste universo urbano da cidade de São Paulo foi que o Magnífico Reitor Prof. Dr. Antonio Hélio Guerra Vieira, atendendo as recomendações do Conselho Universitário e as reivindicações da comunidade, em 24 de maio de 1984, baixou a portaria “GR 1616” criando a Central de Operações junto à Prefeitura do Campus, sob a responsabilidade da Prefeita Profa. Dra. Maria Adélia Aparecida de Souza, a quem coube criar e implantar o primeiro Programa de Segurança para o Campus Universitário, sob coordenação do Diretor Técnico Roberto Salvador Scaringela.


No ano 2000, Ronaldo Elias Pena, diretor da Segurança da USP, mudou a identidade visual e nomenclatura da Segurança, de Agentes de Segurança da USP para Guarda Universitária, nome fantasia.

Em 2002 foi criado o GETS (Grupo de Estudos Técnicos de Segurança). Sua criação foi baseada na necessidade de catalogar estudos de casos e registros dos avanços técnicos de segurança preventiva, promovendo uma cultura de prevenção e de novas técnicas de proteção e controle voltadas para a segurança na Universidade. Local de discussão e estudos técnicos, com ministração de cursos com a participação de instrutores, trabalhava os temas: “Cultura Organizacional de Segurança”, “Segurança Preventiva Comunitária em Universidades”, “Métodos de Controle da Violência em Campus Universitário”, “Controle Prevenção e Perdas” e “Segurança integrada e participativa”.


Em 2011, o Magnífico Reitor João Grandino Rodas criou a Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária, órgão vinculado à Reitoria, responsável pela política e diretrizes de segurança de todos os Campi da USP.

O atual Superintendente é o Profº Dr. José Antônio Visintin.


Principais atividades

  • Operação do sistema viário do campus;
  • Fiscalização e segurança das atividades nas áreas comuns do campus por meio de rondas programadas e postos fixos;
  • Projetos de segurança;
  • Serviços de apoio à manutenção e conservação das áreas comuns;
  • Serviços de informação à comunidade;
  • Fiscalização do uso e ocupação do solo por ambulantes.

Missão

Pesquisa, coleta e análise interpretativa de dados atinentes ao convívio social, voltada à defesa da cidadania do público USP e grupos de interesses, desenvolvendo procedimentos práticos na área de prevenção e proteção universitária, cujos princípios éticos e a transparência das ações propiciem e motivem a participação de todos na consecução da cultura de paz, sempre priorizando a preservação da pessoa humana e do patrimônio, respeitando a liberdade intelectual quanto à produção científica, garantida no processo democrático.


Valores

Alicerçado na ética e normas legais, dentro dos princípios da transparência, razoabilidade e aceitabilidade, enaltecendo a importância da participação, colaboração e respeito ao convívio social harmônico, cultivando e incentivando comportamentos convergentes à prevenção primária e responsabilidade social, minimizando e eliminando fatores de riscos, na busca constante da qualidade de vida acadêmica.


Visão

Constituir e preservar espaços e ambientes de paz, aliando tradição à inovação na conjugação de valores de cidadania e de ordem pública, reforçando e alicerçando a sensação ou percepção de segurança, de forma a garantir os estímulos à produtividade científica em prol do desenvolvimento da sociedade brasileira e do mundo.