Evacuação de Edificações (Plano de Abandono)

Moises Ramalho Miguel 01/12/2019 17:27:32

Em 19 de Novembro de 2019, a Superintendência de Segurança - SSEG, através da Guarda Universitária, prestou apoio a um exercício simulado em atendimento de acidente com vítimas de reagentes químicos e consequente evacuação da edificação. A Guarda Universitária atuou através dos seus setores de Apoio de Aeronave Não Tripulada (DRONE), com seus Agentes Operacionais com Viaturas e Motos de Patrulhamento do Campus, bem como o Centro de Controle Operacional da Guarda Universitária (o nosso sistema de informações monitoramento de imagens e rádio comunicação), em conjunto com o Hospital Universitário do Campus, o Corpo de Bombeiros, com apoio do serviço de Resgate da PM, bem como o SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Emergência.

Neste simulado, a SSEG, seguindo protocolos Internacionais de Segurança voltados para isolamento de vias de acesso e escolta para veículos de Socorros de Urgência, atuou principalmente escoltando e dando apoio às forças de atendimento de urgência e emergência, até o Instituto de Química, para o socorro de supostas vítimas, isolando as vias de acesso, desviando e redirecionando o trânsito, mantendo o fluxo contínuo de veículos, fazendo com que tudo transcorresse da maneira mais ágil possível.

A atuação da SSEG foi de fundamental importância no exercício, pois também podemos nos avaliar para melhor atendermos nosso público alvo, ou seja, a comunidade interna da Universidade, o público externo que ora acessa o Campus Butantã, bem como, treinar nossos Agentes em situações extremas de atendimento de grandes proporções, como foi este exercício.

Ao final, tivemos a oportunidade não somente de melhorarmos nossa plataforma de atuação, mas rever alguns procedimentos e tornar mais eficaz o sistema de atendimento e sinalização.

Órgãos e Departamentos envolvidos no exercício:

SSEG: Superintendência de Segurança da USP

PUSP: Prefeitura da Universidade de São Paulo - Campus Butantã

IQ: Instituto de Química da USP

H.U.: Hospital Universitário da USP

SAMU: Serviço de Atendimento Médico de Urgência.

PMESP: Polícia Militar do Estado de São Paulo - Corpo de Bombeiros

Por: Róbson Luís de Oliveira e Márcio Henrique da Silva - Agentes de Vigilância

Imagens do evento

Atualize seu aplicativo Campus USP

Moises Ramalho Miguel 05/09/2018 11:44:29

As equipes técnicas da Superintendência de Segurança e da Superintendência de Tecnologia da Informação, sob a direção dos Profs. José Antônio Visintin e João Eduardo Ferreira, adicionaram uma nova funcionalidade no aplicativo Campus USP: ao clicar no botão Desfibriladores, o usuário verá no mapa do campus todos os desfibriladores disponíveis para uso. Também é informado ao usuário o desfibrilador que estiver mais próximo, com indicação da distância e da rota a ser percorrida. Atualize seu aplicativo para desfrutar dessa nova funcionalidade.

Seminário Internacional de Polícia Comunitária 2017

Moises Ramalho Miguel 30/10/2017 14:25:13

Na data de 24 de outubro de 2017 foi realizado no auditório do Centro de Operações da Polícia Militar - COPOM, o Seminário Internacional de Polícia Comunitária 2017. O evento contou com a presença de representantes da Superintendência de Segurança da USP, com policias de Honduras, Guatemala e El Salvador, representantes do Japão e policiais de diversos estados brasileiros: Paraná, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.